segunda-feira, 21 de junho de 2010

O lugar da aventura: jovens percorrem o país de bicicleta contra a pedofilia e o crack


Fotos: Prefeitura de Santos/ Secretaria de Comunicação (Secom)


O espírito aventureiro de três jovens do Rio Grande do Sul os deu coragem para uma iniciativa idealista: pedalar mais de 37 mil km passando por todos os estados brasileiros, divulgando a campanha ‘Não à pedofilia. Crack, nem pensar’. Com o nome de equipe ‘Rastejante – Peregrinos da América’, Enoque Ziech, 21 anos, Daniel Juck, de 19, e Elintom de Moraes, de 17, chegaram no último dia 14 de junho em Santos, carregando as bandeiras de seu estado e do Brasil, e uma faixa de dez metros no intuito de recolher assinaturas e levar ao senado, em Brasília.

A jornada dos três, iniciada dia 19 de maio, faz parte do projeto que criaram - 2º Desafio Amador Volta Ciclística: Mapa Brasil –, mas tem um motivo maior. “Perdemos alguns amigos para as drogas e uma colega de 11 anos foi estuprada e morta. Então queremos divulgar que, por meio do esporte, podemos impedir o crack, a violência e ainda conhecer o mundo”, disse Enoque, de Carazinho (RS).

Com apoio da prefeitura, eles ficaram alojados no Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças, na Ponta da Praia, mas antes fizeram paradas em Curitiba, Peruíbe e Praia Grande. A próxima será em São Paulo. “A ideia é percorrer em dois anos”, contou Elintom.
Na mochila, carregam o ‘mínimo do mínimo’, como disseram. São algumas roupas, três cobertas, material de higiene, pneus, ferramentas e máquina fotográfica. “Saímos do sul com R$ 100,00 para os três. Contamos com a colaboração das pessoas nas cidades que paramos”, afirmou Enoque, contando que em Santos ganharam aparelho celular, pneus e alimentação.

Texto: Prefeitura de Santos/ Secretaria de Comunicação (Secom)

Um comentário: