sexta-feira, 30 de julho de 2010

Peruíbe, parada obrigatória para investigar o céu


por Camilla Costa*

Se você não acredita na existência de extraterrestres, ao visitar Peruíbe, no litoral de São Paulo, ficará, no mínimo, com dúvidas a respeito. Por onde se anda na cidade, é comum ouvir histórias dos peruibenses, algumas um tanto estranhas, que farão qualquer um ter vontade de olhar mais tempo para o céu, na esperança de ver um óvni. Chega a ser engraçada a forma natural que encaram um assunto tão polêmico, que para muitos, infelizmente, não passa de balela.

Com essa pitada instigante, de algo que não se vê a toda hora e parece tão corriqueiro por lá, que conhecer Peruíbe ficou ainda mais gostoso. A viagem pede um retorno em breve, com mais calma. Afinal, só passei um dia na cidade. Pois é, morando em Santos, a apenas uma hora de Peruíbe, só fui até a vizinha aos recém 35 anos. O mote foi acompanhar meu namorado ao 6º Encontro de Ufologia, ocorrido no primeiro semestre.

Além das inúmeras belezas naturais, a ufologia é um assunto de destaque na cidade que até oferece o primeiro roteiro turístico do país para tal, com visitas a sete pontos curiosos, um deles, inclusive, onde uma nave extraterrena teria pousado, no bairro de São José. Mas foi em uma visita a 'Pousada Ecológica Casa da Floresta' que o interesse pelo tema aguçou. Localizada no Guaraú e separada da cidade pela Serra dos Itatins, a pousada fica no alto de um morro, bem próximo da praia.

 
É um lugar simples, rústico e charmoso, com vista inigualável e o inebriante barulho das ondas do mar. Bem romântico, diga-se de passagem. Fomos recebidos pela simpática Gemany, que ao nos levar para conhecer as suítes da pousada, acabou relatando algumas de suas experiências com ovnis.


Uma delas é sobre mais de dez pontos de luz não identificados que teriam sobrevoado, ao mesmo tempo, a área de uma ilhota localizada bem em frente à praia e à pousada. A própria Gemany e um dos palestrantes do seminário falaram da energia emanada pelo Guaraú, considerado um dos locais com maior incidência de aparições de óvnis. Os ufólogos alegam poder a um morro, ao lado do rio Guaraú, em formato de pirâmide que atrairia os tais discos voadores. Aliás, essa pirâmide faz parte da paisagem oferecida pela pousada que visitamos.

Mas, mesmo que não seja possível avistar um óvni, a viagem vale a pena, em especial pela proximidade à natureza. Na próxima vez que for a Peruíbe, e espero que seja em breve, quero me lambuzar na Lama Negra, fazer uma boa caminhada por trilhas (sem cobras, de preferência), um passeio de jipe, andar pelas praias, reequilibrar as energias da vida urbana nas cachoeiras e ver de perto as Ruínas do Abarebebê. E quem sabe, voltar para Santos com uma boa história sobre disco-voador e porque não até registrada em vídeo ou fotografia?

Seu Lugar: Camilla Costa é jornalista.
* Fotos: As fotos, de Adalberto Marques, são do suposto pouso, em 2008, no bairro de São José.

Um comentário:

  1. Ai meu Deussss...além de mosquitos, ovnis??? Tá ficando interessante este lugar.
    Besitos pra tú hermana mia.

    ResponderExcluir